CBR PET'S
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum dedicado ao bem estar dos Animais em Geral.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvidas sobre criação de Periquitos

Ir para baixo 
+9
Raniallef
Jack
JehanIttalo
Raydan R
Fernanda Sansz
KAIQUE ULIANA
Wallarson Ramos
luisaugusto
Leyson
13 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Leyson
Pomba Rola
Leyson


Mensagens : 167
Pontos : 4404
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/10/2012
Idade : 48
Localização : Brasília - DF

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptyDom Out 21, 2012 2:59 pm

Olá Criadores amigos,

Bem como eu já falei na minha apresentação sou criador profissional de belgas, porém estou afim de expandir um pouco mais e iniciar uma pequena (coloca pequena nisso) criação de Periquitos, comprei um casal em uma agro aqui perto de casa tem 3 dias, não sei ao certo o que são, mais o vendedor me garantiu ser um casal, o que axei estranho é que sempre me falaram que os machos tem o bico azul e as fêmeas o bico branco ou marrom, porém este casal que comprei não é assim, são lindos os dois isso não vou negar, cores bem diferentes dos que tenho costume de ver, mais o que se diz ser macho tem o bico rosa e a que se diz fêmea tem o bico meio creme azulado, não poderei postar fotos por agora pq estou sem máquina e a câmera do meu cell não funciona, mais posso tentar descrever um pouco eles:

Macho: ele tem o corpo quase todo branco, com algumas manchas pretas onduladas na kbça e a parte de baixo do peito não o peito mais a baixo dele é azul um azul bem claro e vivo muito lindo.
Fêmea: ela tem o corpo inteiro amarelo, mais é um amarelo meio apagado tipo da cor de gema de ovo de galinha de granja, as asas são da cor de como posso descrever, acho que canela cinza uma cor bem diferente, na kbça uma ondulações negras e uma mancha bem no alto da kbça, é um lindo casal, bem saudável.

É isso, eu gostaria de saber que prováveis cores poderia sair destes dois se for mesmo um casal, ficarei devendo uma foto mais postarei uma pra semana, abraços a todos e no aguardo de respostas Wink


Última edição por Leandr0 em Dom Out 28, 2012 11:06 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
luisaugusto
Bem-Te-Ví
luisaugusto


Mensagens : 435
Pontos : 4798
Reputação : 9
Data de inscrição : 13/06/2012

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptyDom Out 21, 2012 3:32 pm

Olá,

Seu macho é um Arlequim recessivo AR, é normal que nessa variedade o bico do macho seja rosado, assim como em outras que voce com o tempo irá aprender...

e a femea, sem foto fica dificil, mas acredito que seja uma Arlequim dominante australiana, ADA.

Esse cruzamento, se forem essa variedades, não é muito recomendado, por as mutações sairem forsa do padrao, mas os filhotes saem lindos, com certeza.
Espero as fotos..
Ir para o topo Ir para baixo
Wallarson Ramos
Bem-Te-Ví
Wallarson Ramos


Mensagens : 417
Pontos : 4742
Reputação : 9
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 28
Localização : Curitiba/PR

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptyDom Out 21, 2012 3:34 pm

Leandro, tbm tem machos com o nariz rosa, são os ARs, o seu pela descrição parece ser um AR e a sua fêmea não sei ainda o que pode ser, só com fotos, mas acho que é FAI (face amarela tipo I)
Ir para o topo Ir para baixo
Leyson
Pomba Rola
Leyson


Mensagens : 167
Pontos : 4404
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/10/2012
Idade : 48
Localização : Brasília - DF

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptyDom Out 21, 2012 3:45 pm

Então de acordo com o amigo de cima eles não podem cruzar pq os filhotes saem defeituoso é isso? Postarei fotos em breve assim que arrumar uma câmera ok?
Ir para o topo Ir para baixo
KAIQUE ULIANA
João-de-Barro
KAIQUE ULIANA


Mensagens : 824
Pontos : 5187
Reputação : 5
Data de inscrição : 09/07/2012
Idade : 26
Localização : espirito santo

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptyDom Out 21, 2012 3:49 pm

é que na verdade eles sai mal marcados...
Ir para o topo Ir para baixo
Fernanda Sansz
Bem-Te-Ví
Fernanda Sansz


Mensagens : 574
Pontos : 4940
Reputação : 8
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 53
Localização : são paulo

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptyDom Out 21, 2012 4:00 pm

Leandro eles podem cruzar sim não sai com defeito fisico não, saem filhotes com as marcas de cores q determinam as mutações ADA e AR indefinidas/mal marcados pq as mutações se misturam e acabam confundindo um pouco e tb diminui o tamanho do periquito.

Mas se for criar somente pelo prazer de ver aves saudaveis pd cruzar sim pq saem bem bonitos Wink eu mesma vou fazer um casal ADA e AR na próxima rodada aq em casa Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Leyson
Pomba Rola
Leyson


Mensagens : 167
Pontos : 4404
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/10/2012
Idade : 48
Localização : Brasília - DF

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptyDom Out 21, 2012 4:16 pm

Fernanda Sansz escreveu:
Leandro eles podem cruzar sim não sai com defeito fisico não, saem filhotes com as marcas de cores q determinam as mutações ADA e AR indefinidas/mal marcados pq as mutações se misturam e acabam confundindo um pouco e tb diminui o tamanho do periquito.

Mas se for criar somente pelo prazer de ver aves saudaveis pd cruzar sim pq saem bem bonitos Wink eu mesma vou fazer um casal ADA e AR na próxima rodada aq em casa Wink


Hum acho que entendi, bom eu os comprei pq eram os dois mais bonitos dentro do viveiro da agro e tbm os mais saudáveis, com as penas perfeitas e limpas e bem ativos, só fiquei na dúvida se é mesmo casal, mais tentarei postar imagens amanhã pra vcs ok? É que como estou acostumado ver somente nascimento de Belgas, queria mudar um pouco para ver como é a criação e desenvolvimento dos Periquitos Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Raydan R
João-de-Barro
Raydan R


Mensagens : 983
Pontos : 5309
Reputação : 7
Data de inscrição : 25/09/2012
Localização : Coronel Fabriciano-MG

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptyDom Out 21, 2012 8:07 pm

Que legal Leandro,posta as fotos ai por que fiquei interessado em saber como é o seu casal !!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
JehanIttalo
Sabiá-Laranjeira
JehanIttalo


Mensagens : 1022
Pontos : 5371
Reputação : 23
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 33
Localização : Caicó - RN / Catolé do Rocha - PB

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptySeg Out 22, 2012 8:01 am

Olá leandro,
Como a Fernanda já lhe esclareceu, eles podem cruzar sem problemas, e nem sempre acontece essa perda de qualidade no tocante ao porte da ave, somente quanto a cor. Mas assim, EU também acho tão bonitos os ADA/Ar, entendo que confunda um pouco na hora da identificação e que muitas vezes pode ficar mal marcado demais, mas é questão de gosto né!?! e se se tratar de um Hobby sem fins lucrativos você fica bem livre pra fazer os cruzamentos que quiser.

Haaa, estou no aguardo das fotos pra gente poder lhe ajudar melhor na identificação das mutações e confirmar realmente que se tratam de um Ar e uma ADA.

Abraço'
Ir para o topo Ir para baixo
Jack
....
....
Jack


Mensagens : 457
Pontos : 4869
Reputação : 12
Data de inscrição : 12/06/2012

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptySeg Out 22, 2012 6:25 pm

Estamos curiosos agora pra conhecer teu casal...e concordo com o pessoal, deve ser um AR e uma ADA mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.lhastibet.com
Leyson
Pomba Rola
Leyson


Mensagens : 167
Pontos : 4404
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/10/2012
Idade : 48
Localização : Brasília - DF

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptySeg Out 22, 2012 6:54 pm

Olá Criadores Amigos,

Como prometido ai vai as fotos, desculpem mais tirei de celular e é muito ruim, mais acho que da de vcs verem bem Wink


Dúvidas sobre criação de Periquitos P2210120835
Dúvidas sobre criação de Periquitos P221012083501
Dúvidas sobre criação de Periquitos P221012083502
Dúvidas sobre criação de Periquitos P2210120836
Dúvidas sobre criação de Periquitos P2210120838
Dúvidas sobre criação de Periquitos P221012083801
Dúvidas sobre criação de Periquitos P221012083802
Dúvidas sobre criação de Periquitos P2210120839
Dúvidas sobre criação de Periquitos P2210121046
Dúvidas sobre criação de Periquitos P221012104601
Ir para o topo Ir para baixo
Jack
....
....
Jack


Mensagens : 457
Pontos : 4869
Reputação : 12
Data de inscrição : 12/06/2012

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptySeg Out 22, 2012 7:08 pm

AR celeste
ADA FA tipo 1 malva ou cinza(nao consegui definir) asa canela.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.lhastibet.com
Leyson
Pomba Rola
Leyson


Mensagens : 167
Pontos : 4404
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/10/2012
Idade : 48
Localização : Brasília - DF

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptySeg Out 22, 2012 7:21 pm

Jack escreveu:
AR celeste
ADA FA tipo 1 malva ou cinza(nao consegui definir) asa canela.


tudo bem mais no entendi bulhufas kkkkkkkkkkkk o que significa estas siglas? o que pode sair deles? é um casal bom? e a pergunta que não quer calar é mesmo um casal?
Ir para o topo Ir para baixo
Raniallef
Sabiá-Laranjeira
Raniallef


Mensagens : 2119
Pontos : 6520
Reputação : 19
Data de inscrição : 14/06/2012
Idade : 30
Localização : Arapiraca-Alagoas

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptySeg Out 22, 2012 7:34 pm

Leandr0 , essas siglas significa :

ADA = Arlequim dominante australiano ( tb chamado de malhado dominante australiano )
Ar = Arlequim recessivo ( tb chamado de malhado recessiva )

A diferença entre ambos é o primeiro é uma mutação dominante , ou seja , n pode ser portador e assim só é preciso um dos pais ser pra ter 50% de chance dos filhote virem a ser igual a ele . E o segundo é mutação recessiva , ou seja , pode ser portada .

Características :

ADA = íris em volta dos olhos marcações mais definidas e corpo mais manchado .
Ar = marcações n bem definidas n possui íris e geralmente tem mancha entre as patas .
Leandr0 seu casal é bom mas esse casal em criadores q procuram porte e maior padrão n é aconselhado esse cruzamento pq virá quitos sem formato padrão .
Pelas fotos o q vc descreveu o de nariz rosa é sim um macho e a fêmea parece q é sim .
Ir para o topo Ir para baixo
Leyson
Pomba Rola
Leyson


Mensagens : 167
Pontos : 4404
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/10/2012
Idade : 48
Localização : Brasília - DF

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptySeg Out 22, 2012 7:44 pm

Raniallef escreveu:
Leandr0 , essas siglas significa :

ADA = Arlequim dominante australiano ( tb chamado de malhado dominante australiano )
Ar = Arlequim recessivo ( tb chamado de malhado recessiva )

A diferença entre ambos é o primeiro é uma mutação dominante , ou seja , n pode ser portador e assim só é preciso um dos pais ser pra ter 50% de chance dos filhote virem a ser igual a ele . E o segundo é mutação recessiva , ou seja , pode ser portada .

Características :

ADA = íris em volta dos olhos marcações mais definidas e corpo mais manchado .
Ar = marcações n bem definidas n possui íris e geralmente tem mancha entre as patas .
Leandr0 seu casal é bom mas esse casal em criadores q procuram porte e maior padrão n é aconselhado esse cruzamento pq virá quitos sem formato padrão .
Pelas fotos o q vc descreveu o de nariz rosa é sim um macho e a fêmea parece q é sim .

Que triste, são tão lindos, pelo meno seu acho, mais tem nada não quem sabe um dia axo outros mais bonitos e compro ai faço trocas com eles, por enquanto estes tão bons, estão alegres e saudáveis hehehehehehe, obrigado pela explicação Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Raniallef
Sabiá-Laranjeira
Raniallef


Mensagens : 2119
Pontos : 6520
Reputação : 19
Data de inscrição : 14/06/2012
Idade : 30
Localização : Arapiraca-Alagoas

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptySeg Out 22, 2012 7:48 pm


Mas pra inicio esta até q vc meio q acertou pq junto dominante com recessivo . Um coisa interessante eu nunca tive Ars . affraid affraid
Ir para o topo Ir para baixo
Leyson
Pomba Rola
Leyson


Mensagens : 167
Pontos : 4404
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/10/2012
Idade : 48
Localização : Brasília - DF

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptySeg Out 22, 2012 8:04 pm

Raniallef escreveu:

Mas pra inicio esta até q vc meio q acertou pq junto dominante com recessivo . Um coisa interessante eu nunca tive Ars . affraid affraid

Raniallef que tipos de cores pode sair destes dois? será que sairia um todo branquinho albino?
Acho lindo os albinos com a plumagem branca e aqueles lindos olhos vermelhos bounce
Ir para o topo Ir para baixo
luisaugusto
Bem-Te-Ví
luisaugusto


Mensagens : 435
Pontos : 4798
Reputação : 9
Data de inscrição : 13/06/2012

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptySeg Out 22, 2012 8:08 pm

Meu amigo, esse casal é muito bom para ter filhotes, esse negócio de marcação é mais importante para periquitos de exposição que serão julgados por juizes, assim como é nos canarios lá com suas peculiaridades, para o seu objetivo eles sao perfeitos, manda bala, só sairão filhotes ADA/AR, ou seja , 100% da prole serão malhados brancos(linha azul) alguns com a face amarela, que são lindos por sinal. eu que sou periquiteiro se fosse criar canários por curiosidade e por uma nova experiencia faria exatamente como voce fez, escolheria os melhores a acasalaria, esse é o meu conselho.

e discordando da maioria, com todo o respeito as suas opiniões, esse negócio de porte é muito relativo...

porque os dominantes tem porte maior que os recessivos? por eles serem dominantes eles produzem muito mais filhos que os recessivos, certo? tendo muito mais numero de dominantes qual é variedade que tem mais chance de produzir maior numero de periquitos maiores? os dominantes, claro, pois eles tiveram muito mais filhos para serem selecionados, obviamente a seleção para tamanho é mais eficiente nos dominantes. só isso. se voce pegar um AR do daniel lutolf ou do jo mannes com certeza terão maior porte que os nossos ingleses dominantes e se eles forem cruzados com eles em vez de diminuir, aumentarao o porte dos nossos periquitos..

concluindo, faça um comparativo entre o porte dos dois e podera notar que se nao forem iguais em porte a diferença nao será muito grande.
Ir para o topo Ir para baixo
KAIQUE ULIANA
João-de-Barro
KAIQUE ULIANA


Mensagens : 824
Pontos : 5187
Reputação : 5
Data de inscrição : 09/07/2012
Idade : 26
Localização : espirito santo

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptySeg Out 22, 2012 8:12 pm

Leandro você só conseguirá Albinos se o macho portar...e ainda se ele porta todos os ino que sair desse casal serão fêmeas...
Ir para o topo Ir para baixo
Leyson
Pomba Rola
Leyson


Mensagens : 167
Pontos : 4404
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/10/2012
Idade : 48
Localização : Brasília - DF

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptySeg Out 22, 2012 8:15 pm

luisaugusto escreveu:
Meu amigo, esse casal é muito bom para ter filhotes, esse negócio de marcação é mais importante para periquitos de exposição que serão julgados por juizes, assim como é nos canarios lá com suas peculiaridades, para o seu objetivo eles sao perfeitos, manda bala, só sairão filhotes ADA/AR, ou seja , 100% da prole serão malhados brancos(linha azul) alguns com a face amarela, que são lindos por sinal. eu que sou periquiteiro se fosse criar canários por curiosidade e por uma nova experiencia faria exatamente como voce fez, escolheria os melhores a acasalaria, esse é o meu conselho.

e discordando da maioria, com todo o respeito as suas opiniões, esse negócio de porte é muito relativo...

porque os dominantes tem porte maior que os recessivos? por eles serem dominantes eles produzem muito mais filhos que os recessivos, certo? tendo muito mais numero de dominantes qual é variedade que tem mais chance de produzir maior numero de periquitos maiores? os dominantes, claro, pois eles tiveram muito mais filhos para serem selecionados, obviamente a seleção para tamanho é mais eficiente nos dominantes. só isso. se voce pegar um AR do daniel lutolf ou do jo mannes com certeza terão maior porte que os nossos ingleses dominantes e se eles forem cruzados com eles em vez de diminuir, aumentarao o porte dos nossos periquitos..

concluindo, faça um comparativo entre o porte dos dois e podera notar que se nao forem iguais em porte a diferença nao será muito grande.

Tem muito sentido a sua tese caro amigo, concordo plenamente, pq tipo eu os comprei justamente pelo porte diferente dos demais, são bem maiores que os outros que tinha la além claro de ser bem diferentes e se destacar, eu não tive dúvidas ao compra-los pois foi amor a primeira vista kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Citação :
Leandro você só conseguirá Albinos se o macho portar...e ainda se ele porta todos os ino que sair desse casal serão fêmeas...

Kaique mais como assim fêmeas? como vc sabe que vai ser fêmeas? e pra ter machos então como teria de ser? desculpa tantas perguntas kkkkkkkkkkk é um mundo completamente novo para mim Embarassed


Última edição por Leandr0 em Seg Out 22, 2012 8:26 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Raniallef
Sabiá-Laranjeira
Raniallef


Mensagens : 2119
Pontos : 6520
Reputação : 19
Data de inscrição : 14/06/2012
Idade : 30
Localização : Arapiraca-Alagoas

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptySeg Out 22, 2012 8:23 pm

Concordo com Luis , recessivos filhote de portadores geralmente saem com belo porte mas a obtenção deles são mais difíceis pq pra ter um recessivo d e bom porte é preciso de dois portadores já p dominante se cruzar dois d iguais tb diminui o porte pelo fator de ser duplo fator .

Antes eu acha lindo quitos coloridos , hj a beleza q procuro e gosto são o porte quanto maior o quito for mais lindo pra me ele é .
Ir para o topo Ir para baixo
Fernanda Sansz
Bem-Te-Ví
Fernanda Sansz


Mensagens : 574
Pontos : 4940
Reputação : 8
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 53
Localização : são paulo

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptySeg Out 22, 2012 8:50 pm

Leandr0

lindo o seu casal Very Happy parabens foi uma bela escolha Wink não sei dizer qual gostei mais...rsrsrsrs não tinha visto ainda um ADA asa canela.

e sobre o todo branco de olhos vermelhos ele é o albino é da linha azul e o amarelo de olhos vermelhos o lutino da linha verde.
para conseguir um macho terá q ter um casal INO, q pd ser um albino(linha azul) e um lutino(linha verde) q seja filho de um azul

para conseguir fêmeas basta ter o macho INO ou portador de INO, ele sim fará somente fêmeas INO e machos portadores, se for uma fêmea INO ela te dará somente machos portadores de INO q te darão filhas INO se acasalado com qualquer outra mutação, mas se acasalado com uma INO aí sim terá machos e fêmeas INO Wink lembrando sempre pra se ter branco visual o casal tem q ser ou portar azul Wink

a mutação INO é como uma capa q encobre todas as outras mutações Wink


sou iniciante ainda Embarassed





Ir para o topo Ir para baixo
Leyson
Pomba Rola
Leyson


Mensagens : 167
Pontos : 4404
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/10/2012
Idade : 48
Localização : Brasília - DF

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptySeg Out 22, 2012 8:53 pm

Fernanda Sansz escreveu:
Leandr0

lindo o seu casal Very Happy parabens foi uma bela escolha Wink não sei dizer qual gostei mais...rsrsrsrs não tinha visto ainda um ADA asa canela.

e sobre o todo branco de olhos vermelhos ele é o albino é da linha azul e o amarelo de olhos vermelhos o lutino da linha verde.
para conseguir um macho terá q ter um casal INO, q pd ser um albino(linha azul) e um lutino(linha verde) q seja filho de um azul

para conseguir fêmeas basta ter o macho INO ou portador de INO, ele sim fará somente fêmeas INO e machos portadores, se for uma fêmea INO ela te dará somente machos portadores de INO q te darão filhas INO se acasalado com qualquer outra mutação, mas se acasalado com uma INO aí sim terá machos e fêmeas INO Wink lembrando sempre pra se ter branco visual o casal tem q ser ou portar azul Wink

a mutação INO é como uma capa q encobre todas as outras mutações Wink


sou iniciante ainda Embarassed

Nussa vlw Fe, se vc é iniciante quero saber como é um profissional na criação, deve dar uma super mega hiper aula Oo
Ir para o topo Ir para baixo
JehanIttalo
Sabiá-Laranjeira
JehanIttalo


Mensagens : 1022
Pontos : 5371
Reputação : 23
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 33
Localização : Caicó - RN / Catolé do Rocha - PB

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptySeg Out 22, 2012 9:05 pm

Lindo casal leandro, parabéns! E como eu já tinha dito antes, acho lindos os ADAs/Ars (futuros filhotes desse casal) e estou totalmente de acordo com o que falou o Luis, acho que não precisamos nos preocupar com porte nesse momento.

Sobre os INOs, a Fernanda explicou muito bem, mas só pra dar uma complementada. Acontece que nos periquitos o albinismo (INO) é um mutação ligada ao sexo, ou seja é uma mutação que quem a conduz até o periquito é um cromossomo sexual. Todos temos 1 par de cromossomos sexuais, nos periquitos machos esse par é formado por cromossomos iguais (XX) nas fêmeas por cromossomos diferentes (XY), nesse exemplo o cromossomo que transportaria o INO seria um cromossomo X, então, pro ter uma fêmea INO você só precisa ter um cromossomo mutante, já pra ter um macho você precisa dos 2 cromossomos mutantes, por isso é bem mais fácil encontrar fêmeas INOs do que machos. Em compensação os machos podem não ser INOs mas portarem o INO e com isso lhe dar filhotes INOs. O que não acontece com as fêmeas, que ou são ou não são INO.

Essa regrinha vale para todas as mutações ligadas ao sexo, INOS, opalinos, asas canelas (que é o caso da sua fêmea)....

Espera ter ajudado!
Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Leyson
Pomba Rola
Leyson


Mensagens : 167
Pontos : 4404
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/10/2012
Idade : 48
Localização : Brasília - DF

Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos EmptyTer Out 23, 2012 10:54 am

JehanIttalo escreveu:
Lindo casal leandro, parabéns! E como eu já tinha dito antes, acho lindos os ADAs/Ars (futuros filhotes desse casal) e estou totalmente de acordo com o que falou o Luis, acho que não precisamos nos preocupar com porte nesse momento.

Sobre os INOs, a Fernanda explicou muito bem, mas só pra dar uma complementada. Acontece que nos periquitos o albinismo (INO) é um mutação ligada ao sexo, ou seja é uma mutação que quem a conduz até o periquito é um cromossomo sexual. Todos temos 1 par de cromossomos sexuais, nos periquitos machos esse par é formado por cromossomos iguais (XX) nas fêmeas por cromossomos diferentes (XY), nesse exemplo o cromossomo que transportaria o INO seria um cromossomo X, então, pro ter uma fêmea INO você só precisa ter um cromossomo mutante, já pra ter um macho você precisa dos 2 cromossomos mutantes, por isso é bem mais fácil encontrar fêmeas INOs do que machos. Em compensação os machos podem não ser INOs mas portarem o INO e com isso lhe dar filhotes INOs. O que não acontece com as fêmeas, que ou são ou não são INO.

Essa regrinha vale para todas as mutações ligadas ao sexo, INOS, opalinos, asas canelas (que é o caso da sua fêmea)....

Espera ter ajudado!
Smile

Ajudou bastante Jehan, deixa ver se entendi, se eu tiver então um portador de INO e uma fêmea Ina e cruza-los então pode sair machos e fêmeas Ino na Ninhada além das outras mutações que o pai porta correto?

Se for isso e este meu Ar for portador de INO futuramente então basta eu comprar uma Fêmea ina pra cruzar com ele, estou certo ou errado?

Bem agora uma perguntinha para os universitários, eu levei meu casal la pra agro que trabalho, já que aqui em casa no tinha nenhum ai eu levei pra la pra eles ficarem ouvindo o barulho dos outros e tbm pra mim poder ter mais tempo de estudar seus hábitos, li em um fórum certa vez que eles ficam mais animados a se reproduzirem quando tem muitos quitos em um mesmo ambiente ou com o som deles ao fundo isso procede? Acontece que quando coloquei eles lá o Macho ficou bem viriu bem ativo mais que o normal, indo direto pra cima da fêmea cortejando ela, querendo dar comida pra ela, ela por sua vez saia fora, o pq isso aconteceu? Outra coisa ela tbm fica muito inquieta na gaiola, como se quizese ir pra onde os outros estão, será que fiz mal em ter levado eles para la? Desculpas tantas perguntas, mais quero saber mais sobre estas belas aves, vi muitas mutações lindas aqui no fórum Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre criação de Periquitos   Dúvidas sobre criação de Periquitos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvidas sobre criação de Periquitos
Ir para o topo 
Página 1 de 6Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvidas sobre bola de gordura
» Dúvidas gerais na primeira criação!
» tudo sobre periquitos espero que ajudem alguem igual me ajudou muito
» Dúvidas sobre suíças
» Duvida periquitos!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBR PET'S :: Aves ::  Periquitos Geral:-
Ir para: