CBR PET'S
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum dedicado ao bem estar dos Animais em Geral.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Cruzamento de guppys

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Carlos Guedes
Pardal



Mensagens : 2
Pontos : 3958
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2013

Cruzamento de guppys Empty
MensagemAssunto: Cruzamento de guppys   Cruzamento de guppys EmptySáb Jun 29, 2013 3:38 pm

Tenho uma criação de guppys como hobby, e não posso deixar de compartilhar com todos os amantes destes seres encantadores, as minhas experiencias e resultados frutos de tentativas e erros.
Em todo melhoramento genético, apuração genética de características que queremos preservar, o cruzamento de pai com filhas, filho com mãe e entre irmãos é realizado, geneticamente falando é uma forma de fixação das características que se quer perpetuar. No entanto, ao se manter as características desejadas, e devido a consanguinidade, enfraquecemos geneticamente o produto alcançado. Em todos os reinos, a preservação de espécies primitivas é sempre um importante banco genético, que deve ser sacado, sempre que houver a necessidade de se dar resistência à linhagem. Assim como se faz com mamíferos, e plantas, pode e deve se fazer com os peixes. Porém linhagens tão universalmente modificadas como a do guppy (alguém sabe numerar as linhagens existentes no mercado?), muitas vezes carecem deste choque de sangue, para lhe auferir resistência.
Agora falando por experiência própria, já fiz o cruzamento de espécies de aquário (macho), com selvagens (fêmea), e posso relatar que devido a grande capacidade reprodutiva e precocidade, é quase impossível identificar uma fêmea vazia, além do que a fêmea do guppy pode "guardar" o sêmen e usa-lo em diferentes ninhadas, varias gerações serão ainda selvagens, preservando as características comum a espécie. Não se pode precisar quando os híbridos começarão a aparecer mas posso lhe garantir, não serão nem selvagens e nem tão pouco com as características do macho usado, na verdade você vai é produzir uma nova linhagem. Vale lembrar e reforçar que a nova linhagem será geneticamente mais forte que a linhagem "de aquário" utilizada.
É isso aí pessoal, as linhagens selvagem devem ser preservadas pois constituem importante banco genético, que muito tem a contribuir com o futuro do aquarismo.
Grande abraço a todos, e me coloco a disposição no e-mail [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Prof. Guedes
Ir para o topo Ir para baixo
nariella
..
..
nariella


Mensagens : 2935
Pontos : 7834
Reputação : 112
Data de inscrição : 02/06/2011

Cruzamento de guppys Empty
MensagemAssunto: Re: Cruzamento de guppys   Cruzamento de guppys EmptySáb Jun 29, 2013 8:17 pm

nossa carlos muito bem dito, e nao so se tratando de peixes isso e importantíssimo em qualquer especie inclusive dando ex. entre o periquito australiano e sua resistência comparada aos de padrão inglês. se possível quando mais documentos como esse tiver puder fazer novas postagens ficamos muito agradecidos
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Guedes
Pardal



Mensagens : 2
Pontos : 3958
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2013

Cruzamento de guppys Empty
MensagemAssunto: Re: Cruzamento de guppys   Cruzamento de guppys EmptyDom Jun 30, 2013 10:25 am

Vou iniciar uma experiencia com os guppys. Já vi vários criadores dizerem terem conseguido o cruzamento dos guppys com molinésia, platy e até espada. Pois bem, esta semana iniciarei o experimento de cruzar o guppy selvagem com estas três espécies.
Sei que vai levar um tempo para conseguir as fêmeas "vazias", mas paciência é a virtude do amante dos peixes.
Vou postando aqui os resultados. Se alguém tem experiencia com este tipo de experimento agradeço se puder compartilhar sua experiencia.

Prof. Guedes
Ir para o topo Ir para baixo
nariella
..
..
nariella


Mensagens : 2935
Pontos : 7834
Reputação : 112
Data de inscrição : 02/06/2011

Cruzamento de guppys Empty
MensagemAssunto: Re: Cruzamento de guppys   Cruzamento de guppys EmptyDom Jun 30, 2013 4:34 pm

seria de grande valia , pode deixar que aqui na minha cidade tenho um criador fera e vou ver com ele tudo que puder
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cruzamento de guppys Empty
MensagemAssunto: Re: Cruzamento de guppys   Cruzamento de guppys Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cruzamento de guppys
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Guppys nascendo mortos !
» Guppys
» Meus Guppys
» Meus Guppys!!!
» guppys de 2 meses

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBR PET'S :: Outros Pet's :: Peixes-
Ir para: