CBR PET'S
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum dedicado ao bem estar dos Animais em Geral.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 SABIÁ POCA (Turdus amaurochalinus) CBR PET'S

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
criador consciente
Pomba Rola
criador consciente


Mensagens : 257
Pontos : 4617
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 31
Localização : cabo frio, jardim esperança

SABIÁ POCA (Turdus amaurochalinus) CBR PET'S Empty
MensagemAssunto: SABIÁ POCA (Turdus amaurochalinus) CBR PET'S   SABIÁ POCA (Turdus amaurochalinus) CBR PET'S EmptyTer Ago 28, 2012 10:56 am

Sabiá-poca

O sabiá-poca é uma ave passeriforme da família Turdidae. É um dos sabiás mais conhecidos pelos brasileiros, seja por seu aspecto físico, seja por seu canto triste. Nas diversas regiões possui os mais variados nomes comuns: sabiá-branco, sabiá-do-peito-branco, sabiá-bico-amarelo, sabiá-bico-de-osso e sabiá-bico-de-louça.

Características

Para identificá-lo, a característica mácula escura, parecendo ser negra em alguns exemplares, entre o olho e o bico. Além disso, a cabeça é mais achatada, parecendo que o bico está no mesmo plano da testa. O papo branco e os riscos variam conforme o indivíduo. Algumas aves parecem ter uma gola branca separando os riscos do peito. Logo que saem dos ninhos, os juvenis apresentam o peito e barriga todo pontilhado de bolas marrom-oliváceas, bem como as costas e asas pontilhadas de marrom claro. As penas das asas mantém essas características por mais tempo, provavelmente até o segundo ano de vida. Apresenta tamanho médio em torno de 21 centímetros, olhos grandes com uma marca escura no loro, região que fica entre o bico e o olho dando a ele um ar de bravo, bico amarelado, longo, forte e pouco curvo, pernas cor-de-avelã.

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL


SABIÁ POCA ADULTO
SABIÁ POCA (Turdus amaurochalinus) CBR PET'S 681188m
SABIÁ POCA JOVEM
SABIÁ POCA (Turdus amaurochalinus) CBR PET'S 270911m
Alimentação

Alimentam-se de invertebrados e pequenos frutos, principalmente no solo. Como outros sabiás, gostam de ciscar com o bico as folhas secas e escavar o chão. A cada movimento com o bico para a lateral, dão um salto para trás e ficam procurando presas, imóveis por alguns segundos. Se nada aparece, saltam para a frente, ciscam e retornam à posição original. Quando os frutos das figueiras estão caindo no chão, concentram-se sob a árvore e fartam-se.
SABIÁ POCA SE ALIMENTANDO
SABIÁ POCA (Turdus amaurochalinus) CBR PET'S 12470m
Reprodução

Em agosto inicia-se a reprodução. Nessa época, aparecem as aves com o bico amarelo vivo, uma característica ligada à reprodução. Aves juvenis ou adultos fora do período reprodutivo têm o bico escuro ou com diferentes proporções de amarelo. Nidifica em arbustos isolados. O ninho apresenta formato de tijela, é feito com raízes e fibras com acabamento de barro nas paredes laterais dando solidez, dentro há um acolchoado de raízes finas e macias sem o barro. Coloca 3 a 4 ovos, bojudos e com a ponta alongada, azul-esverdeado com manchas e pintas ferrugíneas. O casal fica junto no período de incubação.
CASAL DE SABIÁ POCA
SABIÁ POCA (Turdus amaurochalinus) CBR PET'S 485981m
NINHO DE SABIÁ POCA
SABIÁ POCA (Turdus amaurochalinus) CBR PET'S 271361m
OVO DE SABIÁ POCA
SABIÁ POCA (Turdus amaurochalinus) CBR PET'S 70672m
FILHOTE DE SABIÁ POCA
SABIÁ POCA (Turdus amaurochalinus) CBR PET'S 516861m

Hábitos

Pousado ou no chão, possuem o característico hábito de balançar a cauda rapidamente na vertical. O piado de contato é traduzido por póca, nome tupi para barulho. Além desse chamado, um característico miado baixo.
BANDO DE SABIÁ POCA
SABIÁ POCA (Turdus amaurochalinus) CBR PET'S 699780m
Distribuição Geográfica

Há ocorrência dessa espécie em quase todos os estados do Brasil e na Argentina. Seu período migratório vai dos meses de maio a agosto.
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo
.
.
Rodrigo


Mensagens : 157
Pontos : 4949
Reputação : 14
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 44
Localização : Esteio

SABIÁ POCA (Turdus amaurochalinus) CBR PET'S Empty
MensagemAssunto: Re: SABIÁ POCA (Turdus amaurochalinus) CBR PET'S   SABIÁ POCA (Turdus amaurochalinus) CBR PET'S EmptyDom Set 23, 2012 8:59 pm

Ótimo tópico. Parabéns! São aves lindas e com canto maravilhoso. Mas na minha opinião não combinam com gaiola, assim como todas os outros tipos de sabiá.

Parabéns!

Rodrigo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://rolesilva.forumeiros.com
 
SABIÁ POCA (Turdus amaurochalinus) CBR PET'S
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» vc sabia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBR PET'S :: Aves :: Pássaros e Aves Exóticas-
Ir para: