Fórum dedicado ao bem estar dos Animais em Geral.
 
InícioRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 Tabela de Mutação de Core (Agapornis)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
RAPHAELBH8
Pomba Rola


Mensagens: 196
Pontos: 911
Reputação: 0
Data de inscrição: 05/01/2013
Idade: 26
Localização: belo horizonte

MensagemAssunto: Tabela de Mutação de Core (Agapornis)   Seg Jan 07, 2013 2:51 pm

Trabalhando com as Cores dos Agapornis

Daremos agora alguns conceitos básicos sobre as Cores dos Agapornis e suas Combinações.

As cores são divididas basicamente nas linhas Verde e Azul e nos fatores escuros que possuem, ou seja:



A seguir vamos apresentar alguns cruzamentos básicos e o que se obtêm:










Dicionário de Termos na Genética de Agapornis



Albino: Nome da combinacão das mutacões ino e azul.

Alelos: Cada uma das formas que pode ter um gene. Dois genes são alelos um do outro quando são rivais quanto ao mesmo lugar do cromossoma.

Anelado: Nome coloquial que se dá aos agapornis com anel carnoso branco á volta dos olhos (este anel também se chama de anel periocular o perioftálmico). As espécies com anel periocular são: a. fischeri, a. lilianae, a. nigrigenis e a.personatus.

Aqua: Mutação que reduz parcialmente a psitacina, por volta de 50%, dando uma cor intermédia entre o verde e o azul. È uma mutacão recessiva. Símbolo genético blaq.

AquaTurquesa: Nome da mutacão aqua e turquesa dado que são alelos do locus azul. São avess de características intermédias de aqua e turquesa.

Face branca: Nome da mutacão turquesa dada aos a. roseicollis.

Cinnamon Americano: Nome que se dá a mutacão canela. Tradução do nome dado normalmente em países anglo-saxónicos (american cinnamon), este é o nome oficial da ALBS (African LoveBird Society). Este nome não convém utilizar. Símbolo genético Xinocin.

Cinnamon Australiano: Nome que se dá a mutação pallid, traducão do nome dado normalmente em países anglo-saxónicos (australian cinnamon), este é o nome oficial da ALBS (African LoveBird Society). Este nome não convém utilizar. Símbolo genético Xinopd.

Cremino: Nome coloquial dado aos a. roseicollis de mutacão turquesa ino. Em muitas ocasiões dá-se em qualquer a. roseicollis par-azul ino.

Cromossoma: Cada um dos pequenos corpos em forma de bastonete em que se organiza a cromatina do núcleo celular durante as divisões celulares.

Crossing-over (entre-cruzamento cromossómico): Processo em que dois cromossomas se emparelham ou combinam partes do seu ADN.

DEC: Dark Eyed Clear (Olhos Negros). Nos agapornis de anel ocular o gene DEC é um alelo do locus ino. Nos agapornis de linha verde também se lhes chama amarelo de olhos negros e na linha azul, branco de olhos negros. È uma mutacão que reduz a melanina em 95% dando aves amarelas com tom esverdeado. Símbolo genético adec.

DF: Duplo Factor. Acompanha as mutacões dominantes e dá-se quando a mesma mutacão está em ambos os cromosomas.

Dominante: Mutacão em que só se necessita um indivíduo dessa mutacão para transmiti-la a gerações seguintes. Mutacões dominantes nos agapornis:
a. roseicollis: Arlequím Dominante, Violeta, Factores de Escurecimento e Pale Headed.
anel ocular: Arlequím Dominate, Violeta, Edged, Factores de Escurecimento, Slaty, Misty e Euwing.
a. taranta: Misty e Factores de Escurecimento.

Edged: Mutacão dos agapornis de anel ocular e de herança dominante. Mostra uma reducão da eumelanina na qual só afecta certas partes das penas. No corpo deve haver uma reducão de cerca de 50% enquanto que as asas devem ser mais escuras. Se observa um efeito descolorante no centro das penas. Existe tanto a mutacão Edged SF como Edged DF. Símbolo genético Ed.

Eumelanina: são os pigmentos do corpo, o lutino é um claro exemplo da reducão de eumelanina. Mutacões nos agapornis:
a. roseicollis: ino, pallid, canela, fallow bronze, fallow pálido, marbled, dilute, Arlequím dominante, arlequím recessivo e opalino.
Anel ocular: Arlequím dominante, arlequím recessivo, ino, DEC, pastel, Edged, Slaty, Misty, Euwing.

Espécie: Unidade básica da classificacão biológica. Pode definir-se como o grupo de organismos que ao se inter-cruzarem podem produzir descendência fértil ou mais exactamente têm semelhanças no ADN.

Fenótipo: Conjunto de rasgos que se observam num organismo como pode ser a morfologia, fisiologia, desenvolvimento, comportamento.

Factor de Escurecimento: Mutação co-dominante. Nos agapornis de linha verde temos o verde D ou também chamado jade ou verde escuro; o verde DD chamado também verde oliva ou oliva. Na linha azul temos o azul D ao qual se chama também cobalto ou azul escuro e o azul DD ao qual se chama malva.

Gene: Unidade de armazenamento da informacão genética e unidade de herença ao transmitir essa informacão á descendência. Um gene dispoe-se ao longo de ambas as cromatídeas dos cromossomas. O gene ocupa no cromossoma uma posição determinada chamada locus.

Genótipo: Conjunto de genes de um organismo, codificacão do fenótipo.

Golden Cherry: Nome dado pela ALBS aos edged dilute de linha verde. O nome actual e oficial da mutacão é agora marbled. Este nome não convém utilizar. Símbolo genético mb.

LS: Siglas de Ligado ao Sexo, em certas ocasiões poderá ver escrito como SL (do inglês Sex-Linked). Mutacão recessiva que se localiza no cromossoma X, nunca no Y pois este gene não contém informacão, assim uma fêmea nunca poderá ser portadora de uma mutacão LS. Mutacões recessivas LS em agapornis:
a. roseicollis: ino, pallid, canela e opalino.
Locus: Posicão fixa de um gene num cromossoma.

Longfeather: Variedade de a. roseicollis conseguida através de seleccão. Caracteriza-se dos outros roseicollis por ter um maior tamanho.

Lutino: Nome dado á mutacão ino verde. Forma de albinismo em agapornis e outros psitacídeos. Existem dois tipos de ino, o ligado ao sexo e o não ligado ao sexo (NSL). Nas penas verdes há uma redução da eumelanina em 100% de tal ordem que as penas se tornam amarelas, as patas e unhas são de cor carne. Os lutinos em roseicollis são LS enquanto que nos anelados são NSL. Símbolo genético Xino para SL e a para NSL.

Marbled: Antigamente a mutacão edged dilute em a. roseicollis. Símbolo genético mb.

Melanina: Pigmento de cor negro que existe na pele.

Misty: Mutacão dominante que se apresenta nos agapornis por ter una pequena reducão da melanina dando á ave uma cor mais apagada. Nos Misty DF verdes a aparência é similar a um verde oliva. Símbolo genético Mt.

Mutacão: Alteracão ou mudança na informacão genética que produz uma alteração nas caracteristicas do organismo e que se transmite á descendência.

NSL: Siglas de Não Ligado ao Sexo, em algumas ocasiões poderá ver-se escrito como NSL (do inglês Not Sex-Linked).

PastelIno: Nome da mutacão pastel e ino dado que são alelos do locus ino. São aves de uma cor entre pastel e ino.

Pale headed: Mutacão dominante que dá aos a. roseicollis a máscara e cauda de uma cor laranja rosado e a cor do corpo é de um verde maçã mais parecido ao de um aqua que de um ancestral. O SF mostra-se menos que o DF pelo que este último é aceite em concursos.Símbolo genético Ph.

PallidIno: Nome da mutacão pallid e ino dado que são alelos do locus ino. São aves de uma cor entre o pallid e o ino. Os agapornis desta mutacão são todos machos, pois é una mutacão ligada ao sexo e só o macho tem dois cromossomas X. A fêmea ao ter só um cromossoma X só poderá ser ou pallid ou ino.

Par-azul: De parcialmente azul. Mutacão em que não são azuis mas sim que são parcialmente ou quase azuis, estas são as mutacões aqua, aquaTurquesa e turquesa.

Portador: Denomina-se de portador aquele agapornis que transmite uma mutacão sem que a mostre fenotipicamente (exteriormente as suas penas).

Psitacina: Pigmentos dos psitacídeos que se produzem nas penas provocando assim as cores vermelhas, laranjas e amarelos. Não controláveis por dieta. Mutacões de psitacina nos agapornis:
a. rosiecollis: aqua, turquesa, aquaTurquesa, face laranja, Pale headed e opalino.
anel ocular: azul e aqua.
Recessivo: gene que necessita estar em ambos os cromossomas para ser visivel. Mutacões recessivas nos agapornis:
a. roseicollis: aqua, turquesa, fallow bronze, fallow pálido, face laranja, marbled, arlequim recessivo e dilute.
anel ocular: azul, pastel, ino, DEC, fallow bronze, dilute, arlequim recessivo e aqua.

Red Suffusion: Nome dado a uma certa anomalia já que não é uma mutacão e por tanto não se pode transmitir. Os red suffusion são agapornis que têm manchas vermelhas por todo o corpo ou parte dele. Os motivos pelo qual lhes ocontece não está totalmente claro, mas uma possível causa poderá ser devido a falhas hepáticas motivadas por acumulacão de gorduras, pelo que uma boa alimentacão pode reduzir o número e cor das manchas. Se as manchas são laranjas então será um orange suffusion.

SF: Simple Factor. Acompanha mutacões dominantes e dá-se quando a mutacão está num só cromossoma.

Silver Cherry: Nome dado pela ALBS aos edged dilute de linha par-azul. O nome actual seria marbled par-azul. Este nome não convém utilizar.

Slaty: A mutacão Slaty é uma mutacão dominante nos agapornis de anel ocular e na qual podemos ver que apresenta por todo o corpo um pequeno véu cinza metálico. Em algumas ocasiões pode-se confundir com o azul DD. Símbolo genético Slt.

Turquesa: Mutacão que reduz parcialmente a psitacina, entre 80% a 90%, dando uma cor mais azul que a mutacão aqua. È uma mutacão recessiva. Símbolo genético bltq



(Deu maior desanimo copiar tudo isto kkkkkk)
Voltar ao Topo Ir em baixo
nariella
..
..


Mensagens: 2932
Pontos: 4358
Reputação: 112
Data de inscrição: 02/06/2011

MensagemAssunto: Re: Tabela de Mutação de Core (Agapornis)   Seg Jan 07, 2013 6:39 pm

lol affraid que monte
Voltar ao Topo Ir em baixo
RAPHAELBH8
Pomba Rola


Mensagens: 196
Pontos: 911
Reputação: 0
Data de inscrição: 05/01/2013
Idade: 26
Localização: belo horizonte

MensagemAssunto: Re: Tabela de Mutação de Core (Agapornis)   Seg Jan 07, 2013 8:24 pm

nariella escreveu:
lol affraid que monte
kkkkkkkkkkkkkk
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Tabela de Mutação de Core (Agapornis)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBR PET'S ::  :: -