CBR PET'S
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum dedicado ao bem estar dos Animais em Geral.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Bettas

Ir para baixo 
+2
JehanIttalo
Garanito
6 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Garanito
Sabiá-Laranjeira
Garanito


Mensagens : 1380
Pontos : 5819
Reputação : 36
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 27
Localização : Madeira

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Bettas    Bettas  EmptyDom Out 07, 2012 6:10 pm

Pessoal estou querendo criar betas mas não sei nada ..alguem sabe e me pode ajudar ?
Ir para o topo Ir para baixo
JehanIttalo
Sabiá-Laranjeira
JehanIttalo


Mensagens : 1022
Pontos : 5380
Reputação : 23
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 33
Localização : Caicó - RN / Catolé do Rocha - PB

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 9:36 am

Garanito você está querendo reproduzi-los ou somente algumas informações para criar alguns machos?

Se a intenção for reproduzi-los eu aconselho que você "joga no google" mesmo e leio tudo que você poder, tudo mesmo. A técnica e manejo pra reprodução é sempre igual em sua essência em todos os lugares, mas alguns criadores tem alguma novidade e algum jeito diferente de fazer um ou outro passo que pode se adequar melhor ao que você tem em mãos.
Eu já reproduzi bettas uma vez, fiz umas 3 tentativas pra uma dar certo, mas não se assuste, é bem simples só é preciso paciência e uma boa preparação, que foi mais ou menos o que me faltou.
Desde agora já lhe adianto que o cuidado com os filhotes, alimentação e limpeza, são a parte mais trabalhosa e também a parte mais decisiva para o sucesso.

vou procurar alguma leitura por aqui também e o que eu achar mais interessante te passo aqui pelo fórum, ficarei acompanhando o tópico e qualquer coisa que eu poder ajudar estarei aí!

Então vai fundo e não desista, pois a reprodução de bettas é muito bonita, pelo menos pra mim foi uma das experiencias dom meus bichos que eu mais gostei de fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo_cpt
Pardal
ricardo_cpt


Mensagens : 34
Pontos : 4322
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/08/2012

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 10:06 am

realmente garanito o que o amigo jehan falou é tudo verdade... tente seguir o q ele falou...

o q tenho a dizer é... "claro depois do belo texto"
ja criei bettas por uns 2 anos foi muito bom a experiencia, agora tem q ter espaço e muita dedicação com limpeza... os machos ficam separados em cada aquario pra eles e as femeas podem ficar juntas sem problemas... eu tinha um aquario grande so com femeas e varios aquarios de 15cm de largura 15cm de altura e 10cm de profundidade para cada macho, alimentação eu dava ração na semana e finais de semana eu dava filhotes de peixes vivos q eu pegava em um rio/lagoa/mangue q tem proximo minha casa, "era bem legal ver eles correndo para pegar" reprodução realmente muita dedicação principalmente para alimentar os filhotes, vou dizer como eu fazia... deixava o macho dentro de uma bacia grande, a femea dentro de um aquario e dentro da bacia, colocava um pedaço de isopor na bacia junto com o macho, ele durante alguns dias fazia o ninho em forma de bolhas quando o ninho ja estivesse pronto eu soltava a femea junto da bacia, a femea ia para debaixo do isopor e acontecia o ato la q acho q nao precisa descrever, enfim ele pega os filhotes coloca dentro da bolha e pronto... a femea apartir dai vc tem q tirar, pq se nao o macho vai bater nela sempre q ela passar perto dele... as femeas se machucam muito depois de reproduzir eu sempre deixava elas separadas no aquario pequeno com bastante alimentação e só depois q ela esta melhor q ela volta para o aquario comunitario....
depois de alguns dias nao lembro quantos dias o filhotes nascem e ficam embaixo do isopor, muitos filhotes nao sei nem dizer quantos, se 1 filhote se atrever a sair debaixo o macho vai la e pega ele e volta para baixo do isopor, quando os filhotes começam a sair do isopor ta na hora de tirar o macho e deixar somente os filhotes, ai agora começa a parte de maior dedicação, alimentar os filhotes, como ele sao pequenos vao comer coisas pequenas então eu fazia uma mistura de aveia leite ninho e agua se nao me engano, ai vc compra ou consegue com algum criador um pouco da larva e coloca na mistura ai elas vao reproduzir e vc dar aos filhotes, sao micro larvas os filhotes adoram eu pegava com cotonete e colocava na bacia dos filhotes, mas existem muitos tipos de alimentação eu usava esse, mas tem muitos outros tipos por favor.... enfim alimentando eles vao crescer e pronto quando estive grandinhos, vc ja vai saber quem é macho ou femea e começa a separar e pronto... acho q isso

desculpem o grande texto acho q me empolguei....

mas enfim para aprender tem q ler bastante então começa por aqui,....

cara qualquer coisa so perguntar aqui q ajudo tb....
Ir para o topo Ir para baixo
nariella
..
..
nariella


Mensagens : 2935
Pontos : 7845
Reputação : 112
Data de inscrição : 02/06/2011

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 1:01 pm

ai fica a dica dos filhotes de mosquito que foi dada por outro membro, e uma boa
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo_cpt
Pardal
ricardo_cpt


Mensagens : 34
Pontos : 4322
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/08/2012

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 1:28 pm

acabei de lembrar de um tipo de alimentação tb que precisa tipo que fazer ela nascer coisa assim... "cistos de artemia" deve ter na net explicando direitnho sei q eu colocava em 2 garrafas pets com uma pedrinha de bomba de ar... era + ou - assim... tb eles adoravam...
Ir para o topo Ir para baixo
Garanito
Sabiá-Laranjeira
Garanito


Mensagens : 1380
Pontos : 5819
Reputação : 36
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 27
Localização : Madeira

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 1:38 pm

Muito obrigado a todos , como voces disseram vou me infoormar muito bem antes de adquirir o casal Very Happy para depois fazer tudo certo Very Happy
Os betas podem ser juntos com uma outra especies ?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo_cpt
Pardal
ricardo_cpt


Mensagens : 34
Pontos : 4322
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/08/2012

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 1:49 pm

rapaz eu acho q nao... tipo se for um peixe pequeno ele vai querer comer... o ideal é ele sozinho...
Ir para o topo Ir para baixo
Garanito
Sabiá-Laranjeira
Garanito


Mensagens : 1380
Pontos : 5819
Reputação : 36
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 27
Localização : Madeira

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 2:11 pm

tenho aqua de 54 litros quantos casais acha que da pra por ?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo_cpt
Pardal
ricardo_cpt


Mensagens : 34
Pontos : 4322
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/08/2012

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 2:18 pm

Garanito cara assim... os bettas para ser feito a reprodução tipo o macho tem q fazer o ninho para a femea e a femea tem tipo q ficar separada mas ele olhando pra ela... nao tenho ideia se colocar varios casais dentro de um aquario se vai dar certo... acho q vai ter muita briga, e se por acaso chegar a reproduzir quando os filhotes nascerem vao virar comidas para os outros bettas... ate mesmo para o pai...

mas se for colocar alguns macho com femeas, coloca bastante plantas para eles se esconder caso tenha alguma briga... mas reprodução acho quase impossivel... mas viver acho q da se colocar bastante plantas ou objetos para eles se esconder... mas tem q ficar vendo se nao tem muita briga...

acho q é isso... mas vamos esperar opinião de mais alguem...
Ir para o topo Ir para baixo
JehanIttalo
Sabiá-Laranjeira
JehanIttalo


Mensagens : 1022
Pontos : 5380
Reputação : 23
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 33
Localização : Caicó - RN / Catolé do Rocha - PB

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 2:19 pm

Minhas 2 bettas fêmeas ficavam juntas com guppies, platys e molinésias em um aquário. Eu nunca tive problemas, mas existem fêmeas bem enjoadinhas também. Os machos sempre solitários, eles definitivamente adoram ser "forever alone".

Ricardo você já viu em algum lugar falar de umas metade de copo descartável no lugar do isopor? quando eu estava estudando bastante sobre o assunto antes de reproduzir eu vi algo sobre e tive bons resultados com esse artifício.

Vê Garanito a essência da técnica é toda essa que o Ricardo descreveu, só que cada criador desenvolve algum jeitinho particular de fazer as coisas, sem falar que é preciso que você reconheça diversas situações pra saber a hora certa de agir. como por exemplo qual a hora certa de soltar a fêmea, existe uma série de sinais que o casal dá que indicam ser a hora certa, alem de muitas outras ocasiões!

Boa sorte aí!
Ir para o topo Ir para baixo
JehanIttalo
Sabiá-Laranjeira
JehanIttalo


Mensagens : 1022
Pontos : 5380
Reputação : 23
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 33
Localização : Caicó - RN / Catolé do Rocha - PB

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 2:23 pm

quanto a deixar juntos em aquário grande concordo com o Ricardo! é bem complicado e você terá muitas perdar por agressões além de a reprodução ser praticamente impossível.

a questão das plantas que o ricardo falou até serve para as fêmeas que estão se escondendo de um macho, mas os machos vão estar sempre se enfrentando.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo_cpt
Pardal
ricardo_cpt


Mensagens : 34
Pontos : 4322
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/08/2012

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 2:27 pm

pois é garanito como o jehan falou um aquario de 54l para as femeas seria muito bom, mas quando colocar o macho ai vai ter briga... tem q ver....

olha jehan nunca vi nao sobre essa maneira do copo descartavel... sempre fiz com isopor mesmo... depois vou ate pesquisar... é sempre bom conhecer coisas novas....

mas é isso ai que o amigo jehan completou... boa sorte cara e qualquer duvida pode perguntar...
Ir para o topo Ir para baixo
Garanito
Sabiá-Laranjeira
Garanito


Mensagens : 1380
Pontos : 5819
Reputação : 36
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 27
Localização : Madeira

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 2:42 pm

Achas que este aqua é grande demais para o casal reproduzir ? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo_cpt
Pardal
ricardo_cpt


Mensagens : 34
Pontos : 4322
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/08/2012

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 2:51 pm

cara assim por foto é dificil mas olhando por foto consigo ver q ele tem + ou - uns 60 de largura por uns 30 de profundidade...
se for isso da sim sem problemas, mas nao precisa colocar agua ate em cima nao viu... pode deixar de 10 a 15cm de água somente... ai coloca umas plantas... pronto...

quando eu reproduzia eu utilizava aquelas bacias redondas de lavar roupa, mas claro q eu comprava uma nova virgem... pq uma usada com produtos podem matar os peixes... mas da certo sim seu aquario...
boa sorte cara va postando resultados pra gente ir acompanhando...

boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
Garanito
Sabiá-Laranjeira
Garanito


Mensagens : 1380
Pontos : 5819
Reputação : 36
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 27
Localização : Madeira

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 2:57 pm

o aqua tem 60X30X30
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo_cpt
Pardal
ricardo_cpt


Mensagens : 34
Pontos : 4322
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/08/2012

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 3:02 pm

estou bom de visão acertei as dimensoes... enfim cara da certo sim, coloca uns 10 a 15cm de agua com uma planta q vai dar certo...
boa sorte
iaí vai comprar o macho e a femea quando???
vc é de onde?
Ir para o topo Ir para baixo
Lucas
Pardal



Mensagens : 68
Pontos : 4412
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/06/2012
Idade : 32

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 3:20 pm

Garanito, dá uma olhada nos artigos desse site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tem muito material bom sobre bettas.

Até mais.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo_cpt
Pardal
ricardo_cpt


Mensagens : 34
Pontos : 4322
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/08/2012

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 3:25 pm

pronto Lucas mandou bem cara no link dos artigos... ate eu salvei nos favoritos vale a pena ter nos favoritos...

parabens lucas...

e boa sorte garanito na leitura e boa sorte na reprodução...
Ir para o topo Ir para baixo
Garanito
Sabiá-Laranjeira
Garanito


Mensagens : 1380
Pontos : 5819
Reputação : 36
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 27
Localização : Madeira

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 3:31 pm

Sou de Portugal , percisamente da ilha da madeira
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo_cpt
Pardal
ricardo_cpt


Mensagens : 34
Pontos : 4322
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/08/2012

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 3:39 pm

ah cara legal, pensei q fosse do brasil, ia perguntar qual cidade também...
eu sou do brasil / Fortaleza - Ce
Ir para o topo Ir para baixo
Garanito
Sabiá-Laranjeira
Garanito


Mensagens : 1380
Pontos : 5819
Reputação : 36
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 27
Localização : Madeira

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 3:53 pm

Estou muito agradecido pela ajuda que me dão :DDD , tenho medo de chegar a uma loja e trazer um macho que não esteja ''bom'' para fertelizar , ou não saber ver bem um femea
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo_cpt
Pardal
ricardo_cpt


Mensagens : 34
Pontos : 4322
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/08/2012

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 3:58 pm

saber se o macho esteja bom pra fertilizar é complicado, ele tem q ver a femea, tem muitos outros fatores... mas saber se é macho ou femea nao tem erro... da uma procurada no nosso amigo google q com certeza vc vai saber diferenciar... com certeza
Ir para o topo Ir para baixo
Garanito
Sabiá-Laranjeira
Garanito


Mensagens : 1380
Pontos : 5819
Reputação : 36
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 27
Localização : Madeira

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 4:00 pm

o processo de o macho fazer o ninho para eu poder juntar a femea demora mais ou menos quanto tempo ? E quanto tempo demora para nascer ? Quantos bebes mais ou menos ?
Desculpe tanta pergunta :c
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo_cpt
Pardal
ricardo_cpt


Mensagens : 34
Pontos : 4322
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/08/2012

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 4:06 pm

cara o ideal é quando vc comprar deixar + ou - uma semana eles se vendo somente umas 3 vezes por dia ai vc ja ver como vai ta o macho... coloca um papelão entre os 2 vidros e vai mostrando a ele a femea umas 3 vezes por dia, ai depois disso vc coloca ele no aquario pra ele fazer o ninho... agora quando tempo ele vai fazer o ninho ai depende... vc vai ver quando tiver acontecendo... quanto tempo demora para nascer nao sei dizer... tem q procurar na net, ou naquele site que o amigo lucas postou deve ter... e quantos filhotes nascem ai amigo sao muitos viu... mas muitos vao morrer então por isso q o amigo jehan disse sobe a determinação paciencia, pq quantos vao nascer ai vai depender de você, qual alimentação vc vai fornecer, quais cuidados vc vai tomar, tudo vai depender de vc e nao mais do macho ou femea ou filhotes....

quando eu tirava ninhada eu tirava uns 40 a 50 filhotes por ninhada...

enfim é isso...
Ir para o topo Ir para baixo
Garanito
Sabiá-Laranjeira
Garanito


Mensagens : 1380
Pontos : 5819
Reputação : 36
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 27
Localização : Madeira

Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  EmptySeg Out 08, 2012 4:12 pm

Muito bem , vou investigar um pouco :b
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Bettas  Empty
MensagemAssunto: Re: Bettas    Bettas  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bettas
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Bettas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBR PET'S :: Outros Pet's :: Peixes-
Ir para: